Em 1680, Stephan Farffler, um alemão
construtor de relógios, projetou e construiu algumas cadeiras de rodas tracionadas
por propulsão manual através de manivelas, mas o certo é que o alemão Barão Karl Von Drais pode ser considerado o inventor da
bicicleta, pois, em 1817 ele programou um brinquedo que se
chamava celerífero,
desenvolvido pelo Conde de Sivrac em 1780. O celerífero fora construído em madeira
com duas rodas interligadas por uma viga e um suporte para o apoio das mãos e
destinava-se apenas a tração utilizando-se dos pés quando o
"velocipedista" postava-se
na viga de madeira. O Barão Drais instalou em um celerífero um sistema de
direção - guidão - que permitia fazer curvas e com isto manter o equilíbrio da
bicicleta quando em movimento, além de um rudimentar sistema de frenagem. O
sucesso foi tanto que em abril de 1818,
o próprio Barão Drais apresenta seu invento no parque de Luxemburgo, em Paris, e meses mais tarde faz o
trajeto Beaune- Dijon, na França. Drais patenteou a novidade em 12 de janeiro de 1818 em Baden, Paris e outras cidades européias. Mesmo
sendo um avanço para a época, seu "produto" não se tornou popular e o
Barão foi ridicularizado e seu projeto o tornou um homem falido.
Em pleno século de revoluções
industriais e científicas como foi o século
XIX, não demorou muito para a draisiana ser modificada e melhorada. Poucos anos
se passaram, após o registro de Drais, e o "veículo" foi apresentado
em uma estrutura de ferro e também recebeu uma sela, melhorando em resistência
e conforto.
No dia 20 de abril de 1829 aconteceu a primeira competição que se
tem conhecimento utilizando-se do veículo de duas rodas da época. Neste dia,
competiram 26 draisianas percorrendo cinco quilômetros dentro da cidade de
Munique.
Em 1839, o escocês Kirkpatrick Macmillan adapta ao eixo traseiro duas bielas
ligadas por uma barra de ferro.
Isto provocou o avanço da roda traseira, dando-lhe maior estabilidade e
possibilidade de manuseio e manejo rápido. Com esse mecanismo a bicicleta ficou
mais segura e estável, pois nas curvas evitava o antigo jogo do corpo para o
lado oposto ao movimento a fim de manter estável o equilíbrio, já que o
equipamento em si era bastante pesado.
No ano de 1855 o
francês Ernest Michaux inventa o pedal, que foi instalado num
veículo de duas rodas traseiras e uma dianteira. Os pedais eram ligados à roda
dianteira, e o invento ficou conhecido como velocípede palavra oriunda do latim
velocidade e pé ou velocidade movida a pé. Alguns o consideram a primeira
bicicleta moderna, e na verdade ficou sendo chamado de triciclo posteriormente.
A prefeitura de Paris criou, em 1862, caminhos especiais nos parques
para os velocípedes para não se misturarem com as charretes e carroças, dando
assim origem às primeiras ciclovias, pois era comum alguns acidentes,
rotineiramente os animais das charretes e carroças assustavam-se, causando
sustos e ferimentos aos condutores. No mesmo ano, Pierre Lallement viu alguém andando com uma draisiana e
teve a idéia de construir seu próprio veículo, mas com a adaptação de uma
transmissão englobando um mecanismo de pedivela giratório e pedais fixados no
cubo da roda dianteira. Ele então acabou criando a primeira bicicleta
propriamente dita depois que se mudou para Paris em 1863.
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